The Riverside

sexta-feira, 13 de julho de 2007

500 melhores da Rolling Stones


Um dia desses dias apareceu em minhas mãos uma lista dos 500 melhores álbuns eleitos pela revista Rolling Stone. Como sou bem curioso e odeio essas listas, resolvi dar uma xeretada para ter o que falar mal.

Pois bem, vou poupá-los de uma análise completa e no final do texto eu deixo o link par quem quiser ter acesso à lista completa. Vou colocar apenas o dez primeiros e destilarei o meu veneno em cima logo após.

1º) Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (The Beatles)
2º) Pet Sounds (The Beach Boys)
3º) Revolver (The Beatles)
4º) Highway 61 Revisited (Bob Dylan)
5º) Rubber Soul (The Beatles)
6º) What's Going On (Marvin Gaye)
7º) Exile on Main St. (The Rolling Stones)
8º) London Calling (The Clash)
9º) Blonde on Blonde (Bob Dylan)
10º) The Beatles (Álbum Branco) (The Beatles)

Para uma análise mais fria, consegui encontrar algumas estatísticas interessantes como:

Artistas com maior número de álbuns

1º) The Beatles - 11 (4 no top 10)
2º) Bob Dylan - 10 (2 no top 10)
3º) The Rolling Stones - 10 (1 no top 10)
4º) Bruce Springsteen - 8
5º) The Who - 7
6º) David Bowie e Elton John - 6
8º) The Byrds, Led Zeppelin, Neil Young, Otis Redding e U2 - 5
9º) Elvis Costello, Grateful Dead, Bob Marley, Prince, Madonna, Pink Floyd, The Police, The Smiths, Stevie Wonder, Talking Heads, The Velvet Underground - 4
10º) Elvis Presley, Michael Jackson, Radiohead, Nick Drake, Nirvana, Cream, The Doors, Jimi Hendrix, Big Star, Marvin Gaye, The Clash, The Kinks, Eminem, Steely Dan, The Beach Boys- 3

Número de álbuns por década

1950 e anteriores - 29 álbums (5.8%)
1960 - 126 (25.2%)
1970 - 183 (36.6%)
1980 - 88 (17.6%)
1990 - 61 (12.2%)
2000 - 13 (2.6%)

Vamos aos venenos agora.

Bom, ter o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band liderando não foi nenhuma novidade para mim. E ter o Beatles como um dos maiores vencedores também é óbvio e acho que poucos contestaram.

O Pet Sounds, do Beach Boys também é muito bom, mas não o colocaria entre os 10 primeiros. Talvez entre os vinte, com muito bom gosto. E interessante é ver que os três primeiros foram lançados com uma diferença de um ano entre eles. Ê finalzinho de década fabuloso foi essa dos anos 60.

Não colocaria Bob Dylan nem entre os 100 primeiros. Mas esse sou eu! Aquela voz é intragável para esse pobre escritor, e nem foi por má vontade ou falta de interesse em entender o cara. Poxa, não desce mesmo, acho o Dylan muito arrogante e pronto. Tudo bem, se fosse um eu até aceitaria, mas ter dois entre os top 10 e dez no geral foi demais para esse pobre rockeiro.

Por exemplo, não acho justo os Stones estarem atrás do Dylan. Caberia na lista o Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, que aparece somente em 43º. Atrás do Born to Run (18º), do Bruce Springstein! Como pode?

E tem outras pérolas atrás do gritalhão americano, como Never Mind the Bollocks (41º), dos Sex Pistols, The Joshua Tree (26º), do U2.

Ah, sei. Mercado americano. Foi nessa linha que fui procurar alguns ingleses na lista e, para meu maior espanto, não existe nada do Eric Clapton entre os 100 primeiros. O fabuloso Layla, do Derek & the Dominoes aparece em 115º! Quer outra aberração? Não tem Queen entre os 100 primeiros. Nenhum!

Outra coisa super interessante é ver a aversão ao metal, em seu principal território. O primeiro álbum de metal que aparece é Led Zeppelin, em 29º. E olha que pra mim o Led Zeppelin não é bem metal. Então, o próximo é o Appetite for Destruction, do Guns'n Roses, em 61º! Back in Black, do AC/DC em 73º! Paranoid, do Black Sabbath, em 130º! Master Of Puppets, do Metallica, em 167º!

Mas quando eu vi que minha banda preferida, o REM, só aparecia em 197º, com o Murmur, eu definitivamente execrei a lista. Isso é uma aberração mesmo.

Então, eu tentei esboçar a minha própria. Ela ficaria assim:

1º) Rubber Soul (The Beatles)
2º) The Beatles (Album Branco) (The Beatles)
3º) The Dark Side of the Moon (Pink Floyd)
4º) London Calling (The Clash)
5º) Never Mind the Bollocks (Sex Pistols)
6º) The Wall (Pink Floyd)
7º) Nevermind (Nirvana)
8º) Layla (Derek & the Dominoes)
9º) Abbey Road (The Beatles)
10º) Diamond Dogs (David Bowie)

Segue o link da Rolling Stone para vocês. A lista é de 2003, mas será que surgiu alguma coisa de lá para cá que tenha alterado alguma coisa importante nessa lista? Não creio.

Não concorda comigo? Vai lá, desça a lenha nos comentários e se sinta confortável para dar a sua listinha também.

Marcadores: ,

posted by Edson Bezerra at 07:17

2 Comments:

Acordou cedo hein !?!??!
kkkkkkkkkkkk

Já, já eu publico o meu...

Um abraço,
Ri

13 de julho de 2007 às 10:18  

Eu sempre acordo cedo. Não tem jeito.

Vamos abarrotar essa bagaça de texto,velho. É Riverside na cabeça!

Abraços

13 de julho de 2007 às 10:46  

Postar um comentário

<< Home