The Riverside

domingo, 14 de outubro de 2007

Radiohead - In Rainbows (Quer pagar quanto?)

No último dia 10 de outubro os ingleses do Radiohead “lançaram” seu sétimo álbum de estúdio, chamado de In Rainbows.

O termo “lançaram” encontra-se muito bem empregado com aspas por um motivo bem interessante: pela segunda vez eles disponibilizaram as músicas na internet para uma primeira audição de seus fãs. Já haviam feito isso com o álbum anterior, o Hail To The Thief e outras bandas, como o Pearl Jam, fizeram à exaustão tal ato.

O detalhe interessante dessa história toda é que você pode entrar no site da banda e baixar as músicas livremente, escolhendo o valor que pagaria por tal ato, no maior estilo “Quer pagar quanto?”. Você clica em download e aparece uma pequena janela em que você diz o quanto paga por isso, em libras. Depois de um tempo, você recebe uma chave para o download, isso de acordo com sua oferta.

Em 3 de dezembro será lançado o box com dois CDs, dois LPs e um livro da banda, por apenas 20 libras, que você já pode encomendar no site também.

Segundo relato do nosso parceiro Will, uma pessoa que ofereceu 5 libras (algo em torno de 20 reais) já está com o CD enquanto que os espertos que não pagaram nada ainda aguardam. Justo?

Bem, essa história não funcionaria muito bem em terras tupiniquins, já que existem links em vários lugares e até naquela comunidade do orkut onde você já acha a preciosidade na base da Lei de Gerson.

Bom, musicalmente falando, In Rainbows resgata um pouco da fase do Radiohead pré-experimentalismo doentio. Nada de maluquices eletrônicas, guitarras de volta em várias faixas e tudo que essa banda faz de melhor.

Não chega aos pés da trilogia inicial Pablo Honey – The Bends – Ok Computer, mas ficou bem melhor que a trilogia seguinte Kid A – Amnesiac – Hail To The Thief. Já haviam indícios de um retorno às guitarras com o I Might Be Wrong, CD ao vivo com as tais músicas eletrônicas carregadas com guitarras.

Mas é um CD para iniciados na banda. Não espere músicas em rádio ou em baladinhas da moda. Eles se especializaram em assustar os fãs a cada álbum.

E isso não é uma crítica destrutiva! Afinal, qual a essência da arte pop atualmente? Copiar? Fazer igual ao que já foi feito? Então, eles fogem disso.

In Rainbows

15 STEP
BODYSNATCHERS
NUDE
WEIRD FISHES/ARPEGGI
ALL I NEED
FAUST ARP
RECKONER
HOUSE OF CARDS
JIGSAW FALLING INTO PLACE
VIDEOTAPE

Marcadores: ,

posted by Edson Bezerra at 11:37

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home