The Riverside

terça-feira, 17 de julho de 2007

Layla And Other Assorted Love Songs - Derek & The Dominoes

1970. Eric Clapton procurava uma banda para tocar, sabendo já de sua fama como guitarrista, procurava um conjunto em que poderia ser apenas um membro. Só um guitarrista e vocalista.

Foi aí que com a ajuda de alguns amigos da época, resolve montar o Derek and The Dominoes, junto com Bobby Whitlock (teclado), Carl Raddle (baixo) e Jim Gordon (bateria).

Entremos um pouco na história para entendermos um pouco sobre a banda.

A amizade entre Clapton e George Harrisson já era grande, a ponto do deus da guitarra ter feito participação especial na gravação de While My Guitar Gently Weeps, lançada no maravilhoso White Album, dos Beatles.

Acontece que Clapton resolve se apaixonar justamente pela mulher de seu amigo. E aí, iria dar problemas, com certeza. E essa paixão fica clara nas letras das músicas, como Layla, Bell Bottom Blues, I’m Yours e muitas outras. Aliás, o disco inteiro é uma referência ao seu amor à Pattie Harrison.

E não é que a coisa deu certo? Com o tempo, a jovem donzela resolveu trocar o beatle pelo Clapton.

Durante a gravação ocorreu a morte de Jimmi Hendrix, amigo de Clapton na época. Aí, a banda resolveu fazer uma homenagem gravando uma versão linda de Little Wing.

Outra coisa interessante é o fato de que Layla and Other Assorted Love Songs foi o único disco de estúdio lançado pelo grupo. Mas as razões são totalmente compreensivas.

Essa é a fase mais produtiva da carreira de Clapton, mas também a pior em sua dependência química. Relatos dizem que a turnê americana do Derek and The Dominoes foi uma tremenda orgia regada a heroína e bebidas. Tanto é que, às vésperas da gravação do segundo disco, o guitarrista teve de se internar em uma clínica de reabilitação para quebrar sua dependência à heroína.

Outro fato foi a morte prematura em um acidente de motocicleta de Duane Allman, que estava fazendo participações especiais nos shows e na gravação dos álbuns.

Já teriam motivos suficientes? Pois bem, desgraça vem em bloco. O baterista Jim Gordon sofre de esquizofrenia, mas não havia sido diagnosticada ainda. Em um surto, o cara resolve matar a mãe a marretadas e, com isso, acabou internado em um hospício. E lá se encontra até hoje.

Lógico que não haveria mais clima para a continuação da banda e quando Clapton saiu da clínica, ainda continuou a tocar com Raddle, mas já em sua carreira solo.

Raddle veio a falecer em 1980, com complicações renais. Assim, o Derek and the Dominoes tinham dois integrantes mortos, um internado em um hospício e o outro que saiu às vias de fato com Clapton em uma discussão. Era o fim definitivo da banda, sem chances de uma possível volta, como muitos fazem por aí.

Em 1990, o álbum Layla and Other Assorted Love Songs foi relançado em um box comemorativo de 20 anos. Deve ter sido muito legal, mas eu ainda era um podre em música e não tinha maturidade para reconhecer tal importância. Que pena!

Músicas do disco:

- I Looke Away
- Bell Bottom Blues
- Keep on Growing
- Nobody Knows You When You’re Down and Out
- I Am Yours
- Anyday
- Key to the Highway
- Tell The Truth
- Why Does Love Got To Be So Sad?
- Have You Ever Loved a Woman
- Little Wing
- It’s Too Late
- Layla
- Thorn Tree In The Garden

Marcadores: ,

posted by Edson Bezerra at 21:46

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home