The Riverside

sábado, 21 de julho de 2007

Can Anyone Play Guitar?

Pergunta legal. Guitarra é um instrumento sagrado para mim. Idolatro-a e me sinto uma pessoa incapaz de tirar o som que ela merece. Fico no meu violão.

Anyone Can Play Guitar lembra muito a frase utilizada aos tubos na época do movimento punk. Lembra Do It Yourself. Sim, meus amigos, montar uma banda no final dos anos 70 era só querer. Ninguém sabia tocar e os sons de Sex Pistols, The Clash e Ramones mostravam que a essência do rock estava na atitude e não na virtuose que imperava na época.

Rock é atitude, é comportamental. "Rocker, cara!" como diria um velho amigo, um bom tempo atrás!

Mas acredito que qualquer um pode tocar guitarra, pode tirar o som que quer, pode tocar em banda. Afinal, banda sempre foi pra mim uma junção de amigos que fazem o que gostam: tocar músicas de artistas que idolatram e, quando der, tocar suas próprias composições. Sem obrigações, sem sonhos de ser famosos, sem ilusões plantadas pelo mercado fonográfico.

Hoje não toco mais guitarra. Deixei a minha com meu irmão que faz mais proveito que eu. Sinto falta dela, mas quando ela ficou um tempo em casa, a única coisa que eu fazia era tirá-la da capa e vê-la como uma mulher que me seduz, mas não me dá bola. Aquela inatingível para nós, mortais. E ela sempre se mostra como a coisa mais maravilhosa que podemos apenas sonhar.

Mas, sim. Qualquer um pode tocar guitarra. É só quebrar a barreira e torná-la uma amante. Ela te mostrará os caminhos do rock que você não imagina que existam.
Anyone Can Play Guitar (Radiohead)

Marcadores: ,

posted by Edson Bezerra at 17:02

1 Comments:

Apesar de ter uma banda de hard rock, sou apaixonado mesmo é com o violão da mpb...

22 de julho de 2007 às 23:05  

Postar um comentário

<< Home